Subpastejo - Pastejo Ideal - Superpastejo
A maior parte da literatura menciona os 90cm a partir do solo como altura ideal para entrada de animais nos pastos de capim Mombaça oque é uma excelente referência.
Quanto a saída , é mencionado de 30cm a 45cm a partir do solo como altura de referência para a retirada dos animais.
No entando, acredito que avaliar a instensidade do pastejo pela observação direta da área é mais produtivo e eficaz.
A foto acima apresenta três estruras foliares com níveis diferentes de pastejo, sendo:
a) A primeira a esquerda, com muita sobra de materia, qualificada como subpastejo, inadequada pois além da ineficiência de colheita, vai influir na conservação de um material mais alto, mais lignificado e menos nutritivo na próxima entrada do gado, além de promover o aumento da presença de hastes não pastejaveis.
b) No centro, pastejo ideal, com consumo de quase toda a estrura foliar mas conservando as "bainhas" (meristema foliar - gemas de brotação foliar). Desta forma, o tempo de rebrota e a qualidade do material a serem produzidos são mais próximos ao ideal desejável.
c) A direita, superpastejo, com consumo de toda superfície foliar, até a haste. O resultado será um tempo maior para a rebrota pois a estrutura terá de ser eregir novamente a partir da base (meristema basal- gemas de brotação próximas ao solo, de onde nascem as haste que sustentarão as folhas) e posteriormente lançar sua folhas.