quarta-feira, 20 de março de 2013

Intensificação Viabiliza Pequena Propriedade


Reservatório com pasto irrigado ao fundo - Sítio Sr. Jair Honório.

430 litros de Leite em 2,4ha
Esta é média diária de produção de leite no Sitio do Sr. Jair Honório no segundo ano de implantação do Pastejo Intensivo, Rotacionado e Irrigado.
Para atingir a produtividade adequada esta propriedade foi planejada para ser eficiente e simples. O layout de ocupação da área foi concebido para privilegiar a produção de leite a pasto. O posicionamento de cada elemento; sala de ordenha, curral, módulos de pastejo, recria, áreas de sombra, reservatório e outros, foi pensado para facilitar o dia a dia e maximizar a utlização da área. 


Vacas lactantes no piquete de Jiggs - Sitio Sr. Jair Honório.

16 UA por hectare
No momento da seleção da cobertura vegetal para compor as pastagens foi escolhido o Jiggs, uma cultivar da Grama Bermuda, de excelente palatabilidade e digestibilidade.
Com alto teor de proteína (de 16% a 23% de proteína), essa gramínia de clima temperado tem uma supreendente capacidade de produção de volumoso. Seu ciclo de produção é em média de 18 dias mas no alto verão pode encurtar para até 12 dias.
A ocupação média durante o primeiro ano foi de 16 UA por hectare, sendo que no inverno (Maio a Setembro) os animais mais produtivos tiveram suas dietas complementadas por cana de açucar triturada.
A adubação química de correção, com macros e micros nutrientes e a calagem são feitas anualmente antes da entrada das chuvas e a adubação orgâncica com esterco de galinhas poedeiras foi dosada em 1,2 Kg/m² divididos em duas aplicações, sendo uma antes do inicio da primavera (final de agosto) e outra antes do início do outono (final de abril).
No primeiro ano não foi feito plantio de forrageiras de inverno (Aveia e Azevén).

Pasto de Jiggs - Sitio Sr. Jair Honório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário